Volume: a principal parte da Mixagem.
Durante essa série de postagens, estamos falando de como funciona uma gravação, do começo ao fim. Na semana passada falamos sobre a Edição, e de como é importante que cada coisa esteja em seu lugar. Hoje vamos falar sobre Volume e Pan.
Volume
Na Mixagem, tudo é volume. Mixar é equilibrar volumes. O volume dos instrumentos, o volume das suas frequências, o volume do Ataque da nota, o volume da Cauda da nota, o volume da ambiência. Tudo é volume.
Mas como gerenciar todos esses volumes ao mesmo tempo? Como isso era feito numa época em que só se gravava em 1 canal?
Todos são responsáveis pelo seu volume
Você lembra do Fonógrafo? Ele gravava em um Cilindro de Cera, e não tinha microfone, só um cone. Era necessário colocar muita pressão sonora para que a agulha se mexesse e riscasse o cilindro.
Os volumes eram regulados pela distância do cone. O Cantor ficava mais perto, porque era ele que precisava ser o mais alto, e não dava pra competir com uma bateria, por exemplo. Aliás, os bateristas mal tocavam nas gravações dessa época.
Isso que é Roots!
Com as mesas de som chegando, e a gravação multipista se tornando o padrão nas últimas décadas, surgiu a necessidade de se equilibrar os volumes dos vários microfones usados na gravação.
Equilibrar os volumes é o primeiro passo para uma ótima mix.
Ouça seus álbuns favoritos e perceba como estão os volumes. Quem está mais alto, quem está mais baixo, quem você consegue ouvir no fone de ouvido, mas não consegue ouvir no som do carro.
Na hora de mixar, ouvir todos esses detalhes vão te ajudar a escolher quem deve ficar mais alto e quem deve ficar mais de fundo.
Pan Pan Pan Pan
Pan é a abreviação de Panorama. Com a chegada dos sistemas de som Estéreo, surgiu a possibilidade de se colocar sons mais altos de um lado do que do outro. Isso é ótimo para provocar uma imersão na música.
Tem um álbum da Sia que eu gosto muito: o This Is Acting. Quando você fecha os olhos, parece que você esta completamente mergulhado na música. O Pan ajuda nisso.
Colocando a voz no centro, você coloca ela no centro das atenções. Se a banda tem dois guitarristas, colocar um de cada lado faz com que você se sinta num palco, assistindo a banda.
Arrisque!
Duas bandas que sempre me surpreendem com as escolhas de Pan e Volume são Pink Floyd e The Beatles. Na gravação de Wish You Were Here o primeiro violão é super baixo, e o segundo se sobresai muito!
E nas gravações dos Beatles nada nunca é óbvio. A Bateria está de um lado, o Baixo está de outro. A Voz de um lado, a Banda de outro. Coisas diferentes que marcam a quem ouve.
Não tenha medo de arriscar, e se não agradar, coloque tudo no centro. (hahaha)
Até mais, e muito som!