Delays e Reverbs

Como funciona uma gravação – Parte 8 – Mixagem (Reverbs e Delays)

Efeitos são onde a Mix ganha Vida!

Depois de todas as faixas serem ajustadas com Compressão e Equalização, chega a hora de trazer a Mix para o mundo real.

Reverbs e Delays são usados para trazer profundidade para a Mix. Para realmente te imergir na experiência da música. Até porque, não dá pra ouvir uma música que não tem nenhum senso de profundidade.

Tudo tem Ambiência

Pare para perceber: Tudo o que nós ouvimos tem algum tipo de ambiência. Nós, como seres humanos, sempre estamos em algum tipo de ambiente acústico. Seja uma sala pequena, um salão, ou um campo a céu aberto.

Todos esses ambientes alteram o som que chega até seus ouvidos. É exatamente isso que tentamos recriar com Plugins de Delay e Reverb.

Nem sempre foi assim

Hoje os plugins nos ajudam muito, mas houve um tempo em que não se havia plugins. Eram usadas as icônicas Câmaras de Reverberação (Reverb Chambers).

Esses espaços eram corredores verticais, muito parecidos com um foço de elevador, mas sem o elevador. Em uma ponta dessa câmara tinha um alto falante, e do outro tinha um microfone que captava toda a ambiência desse espaço.

Até hoje esses ambientes são desejados, e existem muitas Impulse Responses que capturam a naturalidade desses Reverbs.

Voltando às raízes

Mesmo com toda a versatilidade dos plugins da atualidade, ainda existe valor nas técnicas anciãs de se criar ambiências.

Se você está gravando em um ambiente rico em característica, vale a pena colocar 2 ou 3 microfones para captar essa vibe. Depois adicionar esse sinal de forma sutil na Mix.

É como um molho secreto, que será único aquela gravação. Ninguém poderá ter exatamente o mesmo som, e ele fará parte da identidade da música.

It’s Alive!

Quando colocamos Delays e Reverbs na Mix, ela deixa de ser uma junção de instrumentos, e começa a ganhar vida.

Cada instrumento ocupa seu lugar no espaço da mix. Certos instrumentos ficam mais no fundo, com mais ambiência. Certos instrumentos ficam bem na frente, com ambiências mais curtas.

São as ambiências que trazem essa profundidade à Mix. Ela passa de 2D para 3D. Se forna totalmente imersiva.

Abuse dos Delays e Reverbs para provocar essa experiência nos ouvintes, e se você acha que a ambiência não é importante, assista esse vídeo!

Até mais e muito som!

About the author: Diego Monteiro

Produtor Musical & Baterista. “Gosto de ouvir música boa, gosto de fazer música boa. E quando estou no estúdio, da pra ver lá na frente, quando alguém vai dar o play, e vai mergulhar naquilo que fizemos.”

Leave a Reply

Your email address will not be published.