Fones de Ouvido In Ear

Como usar Retorno em Fones de Ouvido sem Técnico de Som

Para isso os Retornos em Fones de Ouvido vem ao resgate! Se você ainda não sabe os benefícios de se usar os famosos “In-Ear”, veja nosso post sobre esse assunto.

Na hora do show todo mundo quer se ouvir bem, com clareza e equilíbrio da banda. Não dá pra tocar sem se ouvir, não dá pra matar a voz gritando sem parar a noite toda.

No post de hoje vamos ver como você pode montar o seu próprio sistema, e sem precisar de Técnico de Som!

O que vamos fazer?

Quando falamos sobre retorno em Fones de Ouvido, a recomendação é a de se ouvir uma mix bem equilibrada da banda, como se fosse um CD, e colocar o seu instrumento um pouco mais alto do que a banda.

Ou seja, a mix básica que todos vão ouvir será igual. Porém cada integrante vai adicionar o seu instrumento “por cima” dessa mix. Dessa forma cada músico vai poder ouvir a todos, mas se ouvir muito bem, mais alto do que o restante da banda.

Do que você vai precisar?

Você vai precisar de uma mesa de som, com entradas o suficiente para todos os instrumentos. Voz, Guitarra, Violão, Teclado, Baixo, Bateria, todos eles precisam entrar na mesa de som para formar aquela “mix básica”.

Não precisa ser uma mesa de som gigante, mas precisa ser o suficiente pra todo mundo. Por exemplo, a bateria, não precisa ter todas as peças. Pode ser apenas um microfone pegando o “geral” da bateria. Vale a pena economizar no número de entradas, para economizar no custo do sistema.

O segundo item fundamental é o Power Click. Cada integrante vai precisar ter o seu. Pode ser alguma alternativa, mas cada integrante vai precisar do seu amplificador de fone individual, com duas entradas, e saídas paralelas. Por sorte esse tipo de equipamento não é caro.

Talvez os cantores vão precisar de um modelo diferenciado. Vale a pena ir em lojas e fazer testes. Também vão ser necessários cabos, muitos cabos! Mas já vamos explicar as ligações.

Por fim, cada integrante vai precisar (obviamente) de um fone de ouvido. Nós recomendamos um In-Ear propriamente dito. Não precisa ser um daqueles modelos caros com moldes personalizados. Mas um bom fone com um ótimo isolamento não pode ser negligenciado.

Pessoalmente, os fones que não são intra-auriculares não me agradam. No palco é preciso se passar uma imagem, e ver alguém com um arquinho prateado na cabeça não condiz com o clima do show. (Mas isso é uma opinião pessoal.)

Como são as ligações?

Primeiro, cada músico vai plugar seu instrumento no amplificador de fone. Nesse ponto cada um vai poder ouvir o seu próprio instrumento, com o volume regulável.

Depois, cada músico vai ligar a saída paralela do seu amplificador de fone na entrada da mesa. Dessa forma a mesa de som vai receber o sinal de todos os instrumentos e vozes.

O próximo passo é fazer uma mix equilibrada na mesa de som. Como essa mix não vai ser alterada durante o show, essa mesa pode ficar fora do palco, com um dos integrantes da banda preparando ela na passagem de som.

Por fim, a saída da mesa vai ser ligada em um dos amplificadores de fone, e a saída dele vai ser colocada na entrada do próximo, como uma ligação em cadeia.

Usando esse tipo de ligação, cada músico terá controle sobre o volume do seu instrumento, e sobre o volume geral da banda. Não será necessário um técnico de som para controlar os retornos em fone pois qualquer alteração que for necessária, o músico vai poder fazer individualmente, sem alterar o que os outros estão ouvindo.

Mas e o PA?

Esse sistema funciona muito bem para ensaios, em que se pode ensaiar com o volume praticamente em zero, pois não são necessários amplificadores e caixas de som para que cada músico se ouça.

Mas e na hora do show? Como cada músico vai mandar o seu sistema para o PA?

Nas mesas de som existe um chamado “Insert”. Usando essa ligação, é possível se mandar uma dobra do sinal para a mesa de som que fará o som para o público.

Na verdade, é até possível que quem prepare essa mixagem básica seja o técnico de PA. Até é possível que essa mesa de som seja a do PA e a mix básica seja um dos auxiliares de retorno da mesa.

O que nós queremos mostrar com esse sistema é que ele é muito flexível, e é possível ser usado nas situações mais escassas (no meio da floresta), ou num festival com muita estrutura de equipamentos e pessoas.

Pronto!

Sem gastar rios de dinheiro, cada músico vai poder se ouvir perfeitamente, e regular o quanto quer ouvir dos outros instrumentos.

Em alguns dias vamos mostrar como a Johnny16 monta o seu esquema de fones, e ainda manda os instrumentos para o PA. Se você quer receber um PDF com todas as ligações que nós usamos, deixe seu email aqui em baixo.

Até a próxima! Muito som!

About the author: Diego Monteiro

Produtor Musical & Baterista. “Gosto de ouvir música boa, gosto de fazer música boa. E quando estou no estúdio, da pra ver lá na frente, quando alguém vai dar o play, e vai mergulhar naquilo que fizemos.”

15 comments to “Como usar Retorno em Fones de Ouvido sem Técnico de Som”

You can leave a reply or Trackback this post.

  1. Sandro - August 16, 2019 at 1:57 pm Reply

    Bom dia Diego, teria como me mandar o PDF do esquema de ligação informado por você no final do tópico?

    Att
    Sandro.

  2. Gabriel M - August 19, 2019 at 3:52 pm Reply

    Quero receber o PDF com todas as ligações que vocês utilizam!

  3. Emilio - September 12, 2019 at 10:28 pm Reply

    Eu quero receber via e-mail em PDF todas as ligações

  4. Ricardo Filho - October 15, 2019 at 10:09 am Reply

    Manda o PDF por favor. Grato

  5. Leandro de Araújo Silva - October 31, 2019 at 2:40 pm Reply

    Eu quero receber o pdf

  6. Karen - January 21, 2021 at 8:35 pm Reply

    Boa tarde!
    Gostaria de receber o pdf do método de ligação.
    O post está muito legal! Parabéns!!!

  7. Leandro Peixoto - May 29, 2021 at 11:11 am Reply

    Bom dia!

    Também gostaria de receber o PDF, é possível?

  8. TEODORO - November 3, 2021 at 4:59 pm Reply

    MANDA P MIM

Leave a Reply

Your email address will not be published.