Ensaiar

5 Dicas de Como ensaiar melhor

Todos nós já tivemos a experiência de ensaiar as músicas durante várias semanas com a banda, e depois chegar no palco e não conseguir tocar direito. Alguém esqueceu alguma parte, você não conseguiu tocar aquilo que estudou em casa, ou aquilo que vocês achavam que estava maravilhoso no ensaio, ficou terrível na hora do show.

Também já tivemos aquela sensação de ensaiar uma semana após a outra, e sentir como se nada estivesse andando. Para te ajudar com isso nós separamos as 5 dicas mais importantes para seus ensaios. Elas nos ajudaram a fazer shows e eventos com confiança e qualidade, e também vão ajudar você a alcançar isso. Vamos lá!

1. Tire as Músicas em Casa

Eu sei que parece óbvio, mas ensaio não é lugar de tirar música. O ensaio com a banda serve para resolver os detalhes em grupo, não para lembrar o que a guitarra faz em tal hora, ou qual letra que vem depois do refrão. Tudo isso tem que estar na ponta dos dedos (ou da língua) antes do ensaio começar.

Além disso, todo mundo tem que pensar nos timbres que serão usados. Se vai existir um solo, o guitarrista tem que se preparar para isso e aumentar o volume ou pisar em um pedal de boost. Se o cantor tem uma frase muito longa, tem que saber que logo antes dela ele vai precisar respirar fundo, e talvez isso signifique remanejar a frase anterior.

Todas essas coisas são parte da preparação, e não do ensaio.

2. Entenda as Partes da Música

Essa dica tem três aplicações

Primeiro, isso significa entender qual a ordem que a música segue. Introdução, Estrofe 1, Refrão, Interlúdio (repetição da introdução), Estrofe 2, Refrão, Ponte, Solo, Refrão, Final… Nós chamamos isso de Forma da Música, e ela tem que ficar muito clara para todo mundo, de antemão.

Isso porque na hora do show, o público pode estar com uma energia muito alta, e pode ser muito bom voltar a música do começo, de algum refrão ou de outra parte. Isso é muito comum em igrejas e em bailes de casamento. Imagine se algum dos músicos não está atento quanto a isso e termina a música antes da hora, mesmo com o cantor chamando de novo da Ponte.

Em segundo lugar, se você e seu grupo vão fazer uma versão modificada da música, tornar ela mais Pop, ou mais Rock, ou transformar ela totalmente, isso significa que tanto o original da música quanto a versão modificada têm que estar muito claros para todo mundo.

Essas modificações podem sim acontecer no ensaio, em grupo. Mas se o tecladista não sabe qual acorde vai no começo do Solo, ou o violonista não sabe a base do Refrão, não da pra modificar ou fazer versão de nada…

Pra finalizar esse tópico, temos uma questão que um amigo do estúdio chama de “Adaptação Técnica”. Vamos dizer que o artista que toca a música que vocês querem tirar usa três guitarras, teclado e percussão. Mas a sua banda só tem duas guitarras, nenhum teclado e um baterista que não toca percussão.

Nessa hora a Adaptação Técnica é muito importante. É necessário escolher quais partes de cada instrumento serão tocadas. Selecionar as partes marcantes, que fazem a identidade da música (como aquele Riff da Introdução, ou aquele solo que todo mundo canta junto), mas também entender o que precisa ser tocado para não ficar um vazio.

Mas se você tem na sua banda todos os instrumentos que a música usa, é importante que cada um fique “no seu quadrado”, tirar exatamente o que a versão pede. Se o piano só faz três notas, o pianista tem que tocar só essas três notas. Nem mais, nem menos. Isso para que a fidelidade à música seja grande, para que diferentes instrumentos não interfiram uns com os outros, e para que tudo não fique embolado.

Para isso ouça a música muitas vezes, perceba todas as nuances, e decida antes do ensaio quais são as partes que serão tocadas. Na Johnny16, nós usamos Sequencer para as partes que não conseguimos tocar, e mesmo assim, a divisão de baixo, guitarra, bateria e vocais é feita antes dos ensaios.

3. Escreva a Música

Uma vez que você já sabe quais partes serão tocadas e já aprendeu a tocar e cantar elas, vêm a parte da memorização. Saber exatamente o que vai acontecer vai te dar confiança na hora de tocar, e vai fazer você errar menos por nervosismo.

Então é muito importante que você tenha algum tipo de anotação. Se você lê e escreve partituras, faça uso disso. Ela é uma ótima forma de registrar os detalhes da música. Mas se você não lê, não se desespere! Você pode simplesmente escrever os acordes de cada parte da música com cifras, ou escrever os nomes dos grooves ou ritmos de cada parte.

Existem muitos sistemas de escrita musical que não envolvem ler partitura. Um dos mais famosos é o Nashville Number System (Se você quer saber mais sobre esse sistema comente aqui embaixo, que nós vamos preparar um artigo ensinando sobre ele).

Além disso, você pode inventar um sistema que funcione para você. Introdução -> Guitarrinha leve com Chorus. Ponte -> Batida nos tambores estilo Sunshine Of Your Love.

Não importa o que você escrever. O importante é você anotar aquilo que te faça lembrar de todos os detalhes da música na hora de ensaiar. Você não precisa ler na hora do show, mas o fato de você escrever e revisar essas anotações nos ensaios, já vai fazer você decorar.

4. Ensaie com Metrônomo

Finalmente chegamos à hora de ensaiar! E agora a intenção é perceber o grupo. Como todos estão tocando juntos, como cada parte se interage, como fica a postura enquanto tocam, como está a fluência de todos. Além de tudo isso, todos devem estar tocando muito juntos, e uma ferramenta essencial é o Metrônomo.

Nós já escrevemos uma matéria falando sobre isso, então clique aqui para ler.

5. Grave o Ensaio

A dica final é a de gravar o ensaio. Isso vai permitir que vocês ouçam com calma cada detalhe e possam corrigir alguma coisa que fique fora do que vocês querem. Nós já ensinamos como fazer isso nessa postagem aqui, então use esse recurso sem restrições.

Essas são as dicas.

Com certeza, se você seguir todas essas dicas, seus ensaios serão realmente produtivos, sem enrolação, e vão permitir que você e toda a banda toquem com segurança, e possam se concentrar em passar a energia para quem estiver assistindo.

Quer saber mais?

Aqui em baixo nós deixamos a gravação de um dos ensaios da Johnny16 para você conferir como essas dicas funcionam na prática. Clique aqui embaixo para baixar e ouvir quantas vezes quiser.

Se você já teve ensaios péssimos, ou tem alguma outra dica para dar, comente aqui em baixo. Nós queremos saber.

Um abraço e muito som!

About the author: Diego Monteiro

Produtor Musical & Baterista. “Gosto de ouvir música boa, gosto de fazer música boa. E quando estou no estúdio, da pra ver lá na frente, quando alguém vai dar o play, e vai mergulhar naquilo que fizemos.”

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