Como usar o Metrônomo em ensaios e no palco?

Como usar o Metrônomo em ensaios e no palco?

 

Seja você baterista ou não, com certeza isso é útil para você e sua banda. Tocar com o metrônomo é um recurso que os maiores instrumentistas do planeta usam para tocar ainda melhor.

Claro que a situação que você mais vai usar o metrônomo, é quando está estudando. Seja aquela escala, aquele rudimento, aquele groove, aquela sequência de acordes, aquela passagem ou solo difícil, etc. Porém, ele é muito útil de ser usado nos ensaios e nos shows.

Para você ter ideia, até em musicais aqui no Brasil, ou mesmo os internacionais, o maestro usa o metrônomo para reger a orquestra com precisão, até no Cirque Du Soleil. E em bandas de todos os estilos, os bateristas e outros músicos estão com o click rolando no fone de ouvido, pois quando o show rola e a galera está dançando e curtindo a música, o andamento não pode variar.

Metrônomo ClássicoNos ensaios muitos profissionais e professores recomendam que todos ouçam o metrônomo nas caixas, pois quanto mais sincronizados e “tocando junto” a banda estiver, melhor o groove irá soar, não haverá variação de andamento, e o som será melhor como um todo.

No palco, normalmente é só o baterista que vai ouvir o metrônomo, porque, a não ser que sua banda esteja usando fones de ouvido como retornos (aqui nós falamos tudo o que você precisa saber sobre isso), não é recomendado que o click saia nos retornos de chão, pois isso vai vazar para o público e com certeza eles não querem ouvir isso.

Bom, como faço para usar ele então?

O primeiro passo é encontrar uma forma confiável de soltar o Metrônomo, que tenha o andamento ajustável e que, de preferência, memorize vários andamentos e nomes de músicas, para você não ter que colocar o andamento no Metrônomo a cada música do show.

Para isso vamos usar algo que está no seu bolso nesse momento: seu celular (pode ser um tablet também). Seja Android, IOS ou Windows Phone, existem muitos aplicativos de Metrônomo baratos e até mesmo gratuitos, de qualidade e fáceis de mexer.

O que eu sempre uso no meu Android é o Pro Metronome pois ele memoriza uma quantidade infinita de músicas e de setlists. Ele é muito barato, e têm uma versão grátis também.

 

É muito simples salvar a configuração de um metrônomo, se é 3/4 ou 4/4, se é 120 bpm ou 124 bpm, e nesse aplicativo ainda dá pra configurar o número de compassos que o metrônomo vai tocar. Isso é ótimo para as contagens no começo das músicas.

Outra vantagem dele é que mesmo depois que você já puxou a configuração da música, você pode acelerar ou diminuir o andamento se sentir que ele não está adequado. Ele tem uma versão grátis e uma versão paga, e funciona tanto em iOS como em Android.

 

Claro que existem alguns produtos que fazem só isso, como a linha Doctor Beat (DB) da Boss, a linha TM da Korg, o Staff Drum – Drum Tools, e até uns nacionais trazidos da China. Mas esses normalmente falham em armazenar várias músicas diferentes. Apenas produtos mais caros têm esse recurso.

Boss DrBeat

Decidido quem será nosso fazedor de barulhos, vamos ao próximo passo.

Como ouvir o Metrônomo nos ensaios

Para ligar o celular na mesa você vai precisar comprar, ou fazer, um cabo em Y, com uma ponta P2 Estéreo, saindo para duas pontas P10 Mono, pois é dessa forma que a mesa vai receber o sinal do seu celular.

Você vai ligar os dois cabos P10 em qualquer canal da mesa de som do estúdio de ensaios, e coloque num volume maior que o volume da banda, para que todos ouçam com clareza.

Cabo P2-P10 Estéreo

Nessa hora o que vale é a atenção e a persistência. O cantor vai reclamar, o guitarrista vai se confundir, o baterista vai perder o tempo… Não desanime. Essa é uma ótima oportunidade de todos na banda ficarem melhores no seus instrumentos. Todo esse esforço vai ser recompensado quando vocês ouvirem os elogios.

Ensaios resolvidos, vamos para o palco!

Como usar o Metrônomo no palco?

No palco, só o baterista vai ouvir o Metrônomo. Para o ele ter o click em seus ouvidos e poder guiar a banda, ele vai precisar de um fone bom. Eu sempre recomendo fones do tipo intra-auricular, aquele que tem as borrachinhas nas pontas, pois ele isola bem o som exterior e entrega uma qualidade maior que a maioria dos fones que vêm junto com o celular. Outro benefício é que ele não vai precisar ficar surdo aumentando o Metrônomo no último volume para poder ser mais alto que o som da bateria e da banda (guitarristas gostam de perder a audição).

O fone que usamos nos ensaios da banda Johnny16 aqui no Estúdio Trilha Branca são os Sony MDR-EX15LP. São o melhor fone que encontramos em relação à custo benefício, e recomendamos que banda toda tenha um desses (ele também têm a versão com microfone junto para usar com o celular).

Pronto!

Agora é só o baterista plugar o fone no celular, abrir o aplicativo do Metrônomo, puxar a Playlist que já foi preparada no ensaio, e dar o play!

Agora você já tem tudo que precisa para usar o metrônomo ao vivo e fazer com que o andamento da sua banda ou ministério não caia mais. Mas é claro que nós do Estúdio Trilha Branca vamos te dar as dicas de quem já usa esse recurso a muito tempo.

Aqui vão elas:

    1. Consiga uma forma de prender o celular ao seu alcance. É importante que ele esteja perto de você para não perder tempo na hora de disparar. Existem alguns suportes específicos para celulares e tablets que se prendem em pedestais de prato ou de microfone.

 

    1. Deixe seu celular no silencioso, modo avião, modo cala a boca, modo não toque nem por decreto. Não pode ter a chance de você estar no meio da música e rolar um PÃ! ou um TURURU! no meio da música.

 

    1. Recarregue seu celular antes do ensaio/show/evento, e se puder deixe ele carregando enquanto usa. Se você está contando com o metrônomo para a melhor qualidade do seu som, é melhor garantir que o fazedor de barulho vai aguentar até o fim.

 

    1. Sempre cheque se os cabos e o fone estão funcionando apropriadamente. Não há nada mais frustrante que contar com seu equipamento e ele não funcionar bem na hora H.

 

  1. Controle o volume que estão tocando. Além da fadiga auditiva e do risco de se perder uma parte da audição para sempre, o volume do metrônomo pode não ser o suficiente para passar o volume da banda, mesmo com fones apropriados. Isso é um provável sinal de que a banda está tocando alto demais, e sua platéia não precisa daquele som que sangra os ouvidos de tão alto.

Quer saber mais?

Em breve vamos divulgar um PDF mostrando como usar o aplicativo de Metrônomo que nós usamos. Você vai aprender a montar as playlists, preparar os sons para os ensaios e shows, e também como mexer nos recursos de estudo. Para receber esse conteúdo assim que ele estiver disponível deixe seu contato abaixo:

Você já usa o metrônomo para estudar ou para tocar no palco? Comente aqui em baixo!

Um Abraço, e muito som!

About the author: Diego Monteiro

Produtor Musical & Baterista. “Gosto de ouvir música boa, gosto de fazer música boa. E quando estou no estúdio, da pra ver lá na frente, quando alguém vai dar o play, e vai mergulhar naquilo que fizemos.”

4 comments to “Como usar o Metrônomo em ensaios e no palco?”

You can leave a reply or Trackback this post.

  1. Cristian - August 4, 2018 at 11:20 pm Reply

    Opa, legal, valeu pelas dicas! No meu caso eu toco batera e preciso cantar, fazer os backings… eu quero usar os fones como retorno para ouvir a banda e as vozes dos vocalistas e ainda ouvir o metrônomo.. somente eu. Como faço?

    • Diego Monteiro - August 6, 2018 at 4:51 pm Reply

      Fala Cristian!
      É exatamente o meu caso. O melhor seria comprar uma mesinha de som, de 2 ou 4 canais (ou até mesmo um power click de 2 canais). Colocar o metrônomo direto na mesa, e pedir pro técnico de som te mandar uma via de retorno com a banda e com sua voz mais alta. Você vai ter o volume separado da banda e do metrônomo. Aí é só quebrar tudo!
      Era isso que você tava precisando?

      • Cristian - August 7, 2018 at 2:29 am Reply

        Legal, era isso! O ideal seria se eu pudesse ouvir o L e R do fone normalmente com banda, minha voz e ainda poder regular o volume do metrônomo pra mim junto, mas não sei se isso é querer demais hehehe Valeu!

        • Diego Monteiro - August 10, 2018 at 1:12 pm Reply

          Hahahaha
          Talvez seja um pouco. Eu sei que a maioria dos PowerCLicks são mono. Mas com uma mesa de som daria sim. Mas o técnico de som tem que te mandar uma mix Stereo. Aí ja fica mais difícil haha
          Daí pra cima só com uma mesa de som grande separada pra você e com todo mundo mandando um sinal pra você separadinho. Mas aí você já vira o MacGyver kkkk
          (Mas uma dica: não tem nada de errado com um Mono bem mixado viu)

          Quero saber como você instalou isso no seu dia a dia musical ein!

Leave a Reply

Your email address will not be published.