Por que usar retornos em fones de ouvido?

 

Não seria ótimo se você pudesse ouvir só o que você deseja no ensaio, e no volume que você escolher?

Se você é cantor, com certeza quer ouvir sua voz mais alto que tudo, e guitarristas também querem ouvir mais a guitarra. Mas os Backing vocals nas caixas normalmente não ficam tão altos (justamente porque são vocais de fundo). Mesmo assim é possível que você se ouça no volume que quiser. Isso não seria ótimo?

Pois bem, com fones de ouvido isso é possível.

Ouvir bem a você mesmo e aos seus companheiros de banda é crucial para uma boa performance, seja no palco ou no ensaio. A situação mais comum no ensaio é o guitarrista aumentar o volume do amplificador bem perto do máximo, e então o baterista tem que sentar a mão para poder competir com o volume que já está rolando, o baixista já não se ouve quase nunca, o tecladista também nem consegue distinguir o que está tocando, e o vocalista tem se esgoelar para que alguém consiga ouvir o que ele canta, e ainda coloca a mão por cima do globo do microfone, o que só aumenta a chance da microfonia acontecer.

Está aí a receita para o CÁOS!

Esse tipo de situação gera conversas do tipo:

-Mano, o que você está tocando naquela parte antes do refrão? Sério que é assim? Nunca ouvi que você tocava isso nessa hora, e olha que a gente toca essa música a mais de 2 anos!

Ou então:

-Cara, você não tocou aquele acorde na volta do solo!

-Toquei sim, você não ouviu?

Ou ainda:

-Mano, você tocou o refrão a mais. O Vocalista já estava na estrofe de novo e você nem viu!

Se identificou?

Pois bem, esses são grandes sinais de que o volume que vocês tocam é muito alto, e a notícia que pode ser novidade é que as pessoas que estão ouvindo provavelmente não conseguem ouvir detalhadamente o que você acha que está tocando, e também não gostam do volume tão alto assim.

Você pode argumentar que eu estou sendo chato e conservador (eu também já pensei dessa forma), mas a realidade é que a ciência não deixa espaço para dúvida. Dê uma olhada nessa tabela.

Tabela de Perda Auditiva
Tabela de Perda Auditiva

Só um baterista sozinho já gera 110 db, ou seja, depois de 15 minutos ao lado de um baterista você já está danificando sua audição permanentemente. Imagine 3 horas de ensaio por semana!

A maior parte dos Técnicos de Som de alto nível, que fazem som para bandas de nível nacional e internacional, falam sobre esse tipo de problema, e sempre mantém o volume do show entre 90 e 100 db para que as pessoas possam ouvir o show todo sem danificar suas audições.

Pois é, o buraco é mais embaixo do que se imagina. O som pode estar lindo, maravilhoso, na frente do seu ampli, ou atrás de sua bateria, mas a verdade é que se você já faz isso a alguns anos, você já não ouve tão bem quanto gostaria.

Faça o teste! Baixe um aplicativo medidor de decibéis (decibelímetro) no seu celular e meça seu próximo ensaio. E prepare seu coração!

Ainda nem entrei no fato de que se você não ouve bem o seu vocalista, não pode dizer se tem alguma nota que você está tocando que conflita com o que ele está cantando, ou que qualquer um da banda está tocando. Isso contribui mais ainda para aquele cenário caótico que citei mais acima.

É por isso que os famosos In-Ears (fones sem fio que são usados no lugar dos retornos de chão) ficaram tão visados em todas as produções. Eles resolvem o problema da grande pressão sonora (volume alto) no palco, o problema de microfonia, já que não são necessários monitores de chão (embora muitos artistas ainda usem os dois), e o problema do “não tô me ouvindo”. Melhor impossível, né?

Mais um benefício (é tanto benefício que parece bom demais pra ser verdade) é o Talk Back, Microfone de Comunicação, ou Voz de deus, que permite que o técnico, produtor, gerente, dono da parada, qualquer um com um microfone ligado na mesa de som, fale diretamente aos seus ouvidos, sem que a plateia escute. Isso é ótimo para avisar que tem algum convidado importante assistindo o show, para combinar a próxima música (bandas de baile usam muito isso), para avisar que o tempo do show está acabando, para contar uma piada só pros músicos (fazemos isso todo show), enfim, falar qualquer coisa que não deseja que o público ouça.

De fato, existe uma desvantagem de se usar esse tipo de sistema no palco. Você se tranca na sua própria bolha, e não ouve a plateia, o que não é nada bom para a qualidade do show que você entrega. Para isso muito músicos usam o fone em somente uma das orelhas, sem saber que dessa forma danificam ainda mais sua audição, pois o volume que o fone precisa estar para competir com o volume da plateia é muito alto, e assim danificam mais a audição de um ouvido do que de outro (o que é pior do que danificar os dois ouvidos juntos!).

Para solucionar esse problema, muitos técnicos e artistas de médio e grande porte trabalham com alguns microfones de plateia estrategicamente posicionados, não só para a gravação mas para a monitoração nos fones. Dessa forma a banda ouve com clareza todo o conteúdo musical e também ouve a plateia, para poder interagir e entregar o melhor evento, equilibrando desempenho e conforto.

Nós do Estúdio Trilha Branca recomendamos muito que você use fones de ouvidos nos ensaios e eventos que você toca. Mesmo que a estrutura não seja a melhor possível, qualquer implementação, mesmo que muito básica, nos seus show já vai gerar muitos benefícios para o som da sua banda.

Quer saber mais?

Em breve estaremos divulgando um PDF te ensinando como montar um esquema desse, da forma mais barata possível. Esse sistema é o que nós usamos quando tocamos com nossa banda, Johnny16. Se você quer receber o material, deixe seu contato abaixo!

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Comente aqui em baixo se você já usou retorno em fones, e como foi a sua experiência. Queremos saber!

Um Abraço, e muito som!

About the author: Diego Monteiro

Produtor Musical & Baterista. “Gosto de ouvir música boa, gosto de fazer música boa. E quando estou no estúdio, da pra ver lá na frente, quando alguém vai dar o play, e vai mergulhar naquilo que fizemos.”

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