Por que (e COMO) gravar seu ensaio?

 

Imagina se fosse possível que todo ensaio da sua banda, ministério, grupo ou dupla tivesse um produtor musical que gosta dos mesmos estilos musicais que você, que conhece o propósito de você estar tocando, e que desse várias sugestões de como melhorar?

Isso é possível através da gravação dos seus ensaios. E esse “guru” que vai te ajudar a melhorar é você mesmo!

Com as gravações dos seus ensaios você poderá ter um olhar de fora para comparar o som que você está fazendo, com o som das bandas que você se inspira, para verificar se tudo soa bem e se todos acertaram o que tinha que tocar e cantar.

Fora que se a gravação estiver boa, ela pode servir de material de divulgação, em redes sociais. Normalmente o áudio da maior parte dos vídeos de bandas são do próprio celular (que você sabe bem como é ruim para situações com volume alto).

Bom, como fazer isso?

Primeiro, nós recomendamos que haja uma pessoa extra. Não é obrigatório, mas ajuda se alguém estiver cuidando do equilíbrio dos volumes enquanto você só se preocupa em tocar. Peça para aquele amigo que gosta muito da banda.

Segundo, vai precisar de um gravador. Existem muitos gravadores portáteis: os da Zoom, os da Tascam, os da Sony, e os vários chineses por aí (é só pesquisar “gravador portátil” ou “gravador de voz” em qualquer site de compras e você vai ver).

Mas qual deles escolher?

Sinceramente, compre o que você e sua banda/igreja/grupo puderem comprar. Não se preocupe se ele só grava .mp3, se ele só tem 2 canais simultâneos, se ele tem microfones que não podem ser trocados, enfim. É claro que todas essas coisas são importantes, mas nada substitui um par de ouvidos com alguém disposto a aprender.

Para o tipo de gravação que vamos te ensinar aqui, você só precisa de um gravador que tenha uma entrada auxiliar. Nem precisa ter microfones, nem gravar em .wav, nada muito sofisticado. Nós usamos um Sony que só grava em .mp3.

O Terceiro passo é tirar o sinal da mesa de som e levar para o gravador. Para isso você precisa de um cabo P2-RCA, muito comum em qualquer loja de eletrônicos e bem barato.

Cabo P2-RCA
Cabo P2-RCA

As mesas de som já vêm com uma saída especial chamada “Recording Out”. É lá que você vai ligar as pontas vermelha e branca, e a outra ponta vai no seu gravador. O que essa saída faz é copiar a saída do que vai para as caixas.

Claro que, para tudo ser gravado, tudo tem que ser ligado na mesa, então use a saída da pedaleira do guitarrista, do amplificador do baixo, um microfone por cima da bateria, para poder tudo ir para a mesa.

(Sim, esse tópico é muito mais complexo do que estamos entrando aqui, mas nós do Estúdio Trilha Branca acreditamos que qualquer um pode gravar com qualidade profissional. E além disso, todo mundo tem que começar em algum lugar, certo?)

Depois disso é só apertar o “REC” e ouvir tudo no fone de ouvido saindo do gravador, equilibrar os volumes, e se o seu amigo souber, ele pode equalizar também (também tem a parte de rezar pra ninguém errar o que esta tocando).

Alguns gravadores têm configurações pré-programadas para “música”, “palestra”, etc. Experimente todas elas para saber o que soa mais apropriado para o som que você quer.

Pronto, agora você pode mandar pra todos da banda, para saberem o que devem melhorar e juntar com aquele vídeo que gravaram no ensaio para postar nas redes sociais. Repare que o investimento para gravar é muito baixo, e dividido entre todos da banda, fica menor ainda. E o benefício de se ter um histórico de todos os ensaios do seu grupo é algo muito valioso para perceber o crescimento.

Quer saber mais?

Em poucos meses vamos divulgar o nosso curso que te ensina a gravar a banda toda, com qualidade de estúdio, com equipamentos que você pode comprar. Para saber mais, deixe seus contatos abaixo.

Divulgue aqui o som que você gravou com a sua banda no ensaio. Nós vamos começar postando aqui embaixo o link para o soundcloud do nosso ensaio mais recente, gravado com aquele Sony e direto da mesa.

Um Abraço, e muito som!

About the author: Diego Monteiro

Produtor Musical & Baterista. “Gosto de ouvir música boa, gosto de fazer música boa. E quando estou no estúdio, da pra ver lá na frente, quando alguém vai dar o play, e vai mergulhar naquilo que fizemos.”

Leave a Reply

Your email address will not be published.