Educação Bilingue

Musica e o Processo de Ensino-Aprendizagem

Nós do Estúdio Trilha Branca amamos música! Mas não amamos só ouvir boa música, mas também gostamos de onde ela rompe barreiras.

Durante todo o ano de 2018 nós tivemos a oportunidade de inserir boa música também no processo de Ensino-Aprendizagem, produzindo material para o Ensino Bilíngue.

Na postagem de hoje, a nossa cantora e professora Carolina Abreu vai falar de como a música colabora dentro das salas de aulas.

Val lá, Carol!

Prepare-se! A aula vai começar.

Por que a música deve fazer parte do dia-a-dia em sala de aula?

O papel de música na educação infantil é de extrema importância, considerando-se inúmeros aspectos, tais como o desenvolvimento das percepções rítmica e auditiva, a socialização, a expressão e a comunicação.

Durante essa fase, o desenvolvimento da linguagem esta a todo vapor, e mais uma vez, a musica auxilia na pronúncia/articulação das palavras, na entonação de sentenças, na ampliação do vocabulário etc.

As cantigas de roda e as nursery rhymes estão presentes diariamente no contexto da educação infantil, quer numa escola bilíngue ou regular e, graças à tecnologia e aos diversos aplicativos e canais disponíveis na internet, lançar mão de um recurso tão precioso quanto a musica, ficou ainda mais fácil.

Mas será que toda e qualquer gravação de uma certa musica deve ser usada em sala de aula?

A resposta e simples: Não!

A criança precisa sentir a música (ritmo, intensidade), ao invés de simplesmente repeti-la. Sem falar que, ao apresentar à uma criança música de boa qualidade, estamos contribuindo positivamente com a formação do gosto musical dela. O contato, ainda que por meio de uma gravação, com instrumentos e estilos diversos, agrega à formação da criança.

Além disso, musica é aprendizado somado a uma deliciosa dose de diversão. Isso significa que, quanto melhor a música, e mais interessante o arranjo, melhor serão ambos – aprendizado e diversão.

Aquela ideia de que musica para criança deve ser bobinha e simples, precisa ser deixada de lado. Uma boa mistura de versos que contenham o conteúdo a ser trabalhado, frases melódicas que ficarão na memória, e uma banda de verdade tocando instrumentos de verdade, certamente garantirão um prazeroso processo de ensino-aprendizagem.

“A criança precisa sentir a música”

Obrigado Carol!

Temos muito o que aprender quando olhamos para o que a música pode fazer pelo aprendizado. Em breve a Carol vai falar mais sobre música nas escolas, principalmente no Ensino Bilíngue.

Se você ficou curioso sobre o material que nós fizemos para as salas de aula, clique aqui para descobrir.

Até mais, e muito som!

About the author: Diego Monteiro

Produtor Musical & Baterista. “Gosto de ouvir música boa, gosto de fazer música boa. E quando estou no estúdio, da pra ver lá na frente, quando alguém vai dar o play, e vai mergulhar naquilo que fizemos.”

Leave a Reply

Your email address will not be published.