Você já ouviu falar em Imagine Dragons? Megadeth? Ivete Sangalo? Wesley Safadão? Nightwish? Diogo Nogueira? Hillsong United? Diante do Trono? Serial Funkers?
Com certeza algum desses nomes é familiar pra você. E é bem provável que você tenha as músicas de alguns deles no seu celular agora mesmo!
Mas entre tantos estilos e países diferente, o que todos eles têm em comum?
A resposta: Todos eles usam Backing Tracks ao vivo.
Pois é, você achou que eu ia dizer que todos eles pedem toalhas brancas no camarim? Bom pode até ser, mas isso nós ainda não temos como confirmar.
Mas essas bandas já fazem muito sucesso! Por que eles precisam desse tipo de recurso no palco?
Porque eles se importam muito com o som que a plateia ouve no show e querem ter certeza de que todas as nuances e detalhes da gravação também estejam presentes quando eles estiverem tocando ao vivo. Nem sempre isso é possível somente com a banda que eles levam.
Por exemplo, Nightwish, Megadeth e Ivete Sangalo usam sons de orquestra frequentemente em seus trabalhos. Mas como esses artistas vão levar uma orquestra de cordas para fazer uma turnê continental?
É nessa hora que os Backing Tracks são muito úteis. Eles podem fazer com que todo o tempo e energia colocados no estúdio possam ser usados no palco, e não só “fazer o que dá” na hora do show.
Porém, esses artistas e bandas já são consagrados, e eu e você não temos a estrutura de show que eles têm. Como podemos nos beneficiar desse recurso?
Essa é a beleza do nosso milênio. Os equipamentos de áudio são muito mais acessíveis, e é possível usar esse tipo de recurso com equipamentos totalmente fabricados em território nacional (Brasil-sil-sil), e com alguns programas dos gringos, claro.
Se você não faz a mínima ideia de como fazer isso, fique ligado aqui no nosso site que sempre temos conteúdos para você fazer com as suas próprias mãos sem gastar um tostão. Mas se você, sua banda, ou sua igreja já têm um orçamento pequeno para poder melhorar seu som, você pode baixar as músicas com todas as faixas separadas de sites como o Karaoke Version ou o MultiTracks.com, ou mesmo versões do YouTube.
Mas como é que usar um Backing Track pode melhorar o som da minha banda ou do meu ministério?
Bom, só o fato de na hora do solo já ter aquela base pra não ficar o vazio já é um grande avanço! Mas isso é muito pouco comparado ao que ele pode trazer de benefícios.
Você pode colocar aquela linha de sintetizador ou aquele pad maravilhoso no fundo pra poder ficar igualzinho à gravação. E aquele backing vocal que nunca ia sair afinado com o pessoal do grupo cantando, agora vai ficar 100% com a gravação do Backing Track. O baterista também vai ser obrigado a tocar no tempo porque ele vai ter que seguir a linha de metrônomo pra poder tocar junto com a gravação. Só isso já vai dar um salto de qualidade nos seus shows, cultos e eventos.
Fora que com ele, você não fica limitado ao repertório que só tem os instrumentos que você tem no palco. A quantidade de músicas que podem ser escolhidas fica literalmente infinita!
Mas o grande benefício do Backing Track é que, como ele vai ser combinado previamente, todos os músicos terão que ensaiar junto com a gravação, e terão que tirar suas partes bem direitinho para não conflitar com o que já foi gravado e com o que está sendo tocado, sem medo de ficar aquele vazio se o guitarrista só fizer uma nota de cada vez (que é o que acontece na maior parte das gravações), ou se o tecladista não tocar aquela oitava grave na mão esquerda em todos, todos, os acordes. Já falei do baterista tocar no tempo, né? (Não se sinta ofendido se você é baterista. Eu também sou e sofri muito com isso. Tudo vai melhorar, não se preocupe.)
Ou seja, não é bem o Backing Track que vai melhorar o som da sua banda, mas a sua banda mesmo que vai melhorar o som, estudar mais o instrumento, tocar exatamente o que está na gravação, para poder se adaptar ao Backing Track. E aí então mesmo que você tire ele, ou não possa levar ele em algum evento, sua banda já vai estar muito melhor do que antes de começar a usá-lo.
Se nomes gigantes como os que foram falados lá em cima, que tocam extremamente bem, e que já são reconhecidos no que fazem, usam os recursos tecnológicos à disposição para melhorar o som e o evento que eles entregam, porque você não pode fazer o mesmo?
Quer saber mais?
Esse semestre estaremos lançando um curso de como preparar, utilizar e tocar com Backing Tracks. Se você quer saber em primeira mão quando esse e outros cursos ficarão disponíveis , deixe seu contato abaixo.
Um Abraço, e muito som!